segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Estão abertas as inscrições do Projovem Urbano 2010




Programa dá oportunidade para os jovens concluírem o ensino fundamental contando com uma bolsa de R$ 100 por mês

Foram abertas ontem (25) mais 800 inscrições para o Programa Nacional de Jovens, o ProJovem Urbano, que dará oportunidade à pessoas com idade entre 18 e 29 anos de concluirem o ensino fundamental realizando uma especialização profissional mediante uma bolsa auxílio de R$100,00 mensais.
As inscrições terminam no dia 12 de abril e os interessados em participar devem se inscrever na Avenida Brasil, número 1.354, ao lado da Agência dos Correios. O horário de atendimento é das 8h às 14h e a inscrição é gratuita. As aulas, que serão ministradas ininterruptamente na região central - na Vila Maracanã, começam no dia 26 de abril e terminam em outubro de 2011.
Os jovens que se encontram na faixa etária exigida, terão quatro aulas semanais entre segunda e sexta-feira de qualificação profissional e outras 16 aulas de ensino fundamental. Serão oferecidas vagas em duas áreas: Turismo e Hospitalidade e Administração.
Para se matricular no Projovem Urbano é necessário não ter concluído o ensino fundamental; ter entre 18 e 29 anos completos no ano da matrícula; e saber ler e escrever - essa condição deve ser comprovada por meio de teste de proficiência, caso o jovem não apresente o histórico escolar.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Cadastro Social do município cerca de 14 mil jovens estão na faixa etária do programa e não concluíram o ensino fundamental. O secretário municipal da Juventude, Sidnei Prestes Junior, ressalta a importância em qualificar o jovem enquanto ele conclui o ensino fundamental. “Não adianta o jovem concluir os estudos sem estar devidamente preparado para se candidatar a uma vaga no competitivo mercado de trabalho. Este é o nosso trabalho, fazer com que esses jovens retornem à sala de aula dando a eles boas perspectivas profissionais através da qualificação”, apontou o secretário.
Não à evasão
O programa do Governo Federal em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude foi iniciado em Foz em 2009, inicialmente 700 vagas foram disponibilizadas. Graças ao constante trabalho da secretaria da Juventude de combate à evasão escolar, a desistência foi mínima e atualmente, pelo menos, 650 jovens se mantém no programa. “Este trabalho deve ser constante. É necessário que esses jovens sigam até a conclusão do curso para realmente estarem preparados para enfrentar o mercado de trabalho e nós estamos alcançando este objetivo”, observou o coordenador do Projovem em Foz, Jurandir do Carmo Oliveira.
Documentação
Os documentos fundamentais exigidos são: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência todos originais. Na sequencia o beneficiado deverá apresentar o título de eleitor, histórico escolar e carteira de trabalho com número do PIS/PASEP. Para maiores informações basta entrar em contato pelo telefone 3521-1381 ou 9937-2464, com Jurandir.

LEGENDAS:

(00137) O aluno do Projovem Urbano conclui o ensino fundamental já profissionalizado e pronto para entrar no mercado de trabalho

(00113) O secretário da Juventude Sidnei Prestes Junior explica que não adianta o jovem concluir os estudos sem estar preparado para o mercado de trabalho.

0 comentários: