Professores e técnicos municipais serão preparados para se tornarem multiplicadores do conhecimento ao combate às drogas no dia a dia de crianças e adolescentes
Começou segunda-feira (12) a V Semana Municipal Sobre Drogas. Promovida pela Secretaria da Juventude, Trabalho e Antidrogas em parceria com o Conselho Municipal Sobre Drogas (Comad), o evento segue nos dias 14 e 16 de abril no centro de Convivência Escola Bairro Érico Veríssimo. O tema deste ano é “Viva Vida Sem Drogas”. A capacitação de professores das escolas municipais e técnicos da secretaria de Esportes e Lazer esta acontecendo das 8 às 12h e tem o objetivo de conscientizar a comunidade, através das crianças e adolescentes, sobre o problema da drogadição. Além disso, o evento tem o intuito de apresentar a Rede de Tratamento de Saúde Mental aos diretores e supervisores das Escolas.
O evento está sendo realizado através de uma parceria com as secretarias municipais da Educação e Esportes e visa capacitar 150 supervisores e orientadores educacionais que atuam nessas duas áreas.
A secretaria municipal da Educação, Joane Vilela, explica que formar multiplicadores abrange um número maior de pessoas. “Os temas são técnicos e os professores traduzem para a linguagem apropriada para cada série”, apontou a secretária. Segundo Joane, o professor vivencia a realidade de cada aluno. “O aluno confia no professor, por isso é preciso ter ética e conhecimento do que fazer frente uma situação dessas. O sigilo é fundamental e se necessário eles acionam a equipe responsável por encaminhamentos necessários”, explicou a secretária.
A professora Iraci Graffunder confirma na prática a informação de Joane. “Trabalho com crianças bem pequenas que não têm maldade e contam tudo o que vivenciam dentro de casa”, relata Iraci, que atua com crianças do 1º e 2º ano do ensino fundamental.
A professora conta ainda como o professor influencia na vida dos alunos. “No ano passado trabalhei com meus alunos sobre uma alimentação saudável e conversava sobre o que podia ou não consumir e, claro, que o cigarro e o álcool não são permitidos e eles chegavam em casa e pegavam no pé dos pais. É um grão de areia no oceano, mas ajuda muito”, contou Iraci sobre seus alunos que têm entre 6 e 8 anos de idade.
Temas
As palestras estão sendo ministradas pelo presidente do Comad, o médico Camilo Antonio de Lima – que abordará “Doença e Adicção”, e pela professora Rosélia de Souza Quadros – que abordará “Espiritualidade e Drogadição”.
Durante a programação haverá debates e perguntas sobre: “A drogadição como doença crônica progressiva e fatal quando não há controle”; “A espiritualidade sendo uma parte do tratamento e um fator de prevenção” e “Conhecimento da Rede Municipal de Saúde Mental” e “Tratamento à Drogadição atuante em Foz do Iguaçu”.
O presidente do Comad explica que a idéia é tornar esses técnicos e professores multiplicadores do conteúdo recebido durante a capacitação no dia a dia na escola. “Eles irão receber uma fala técnica e irão repassar isso aos jovens durante o dia a dia como ferramenta de trabalho. Cidadania e prevenção devem ser debatidas diariamente e o desafio é desenvolver essa técnica na escola discutindo o tema no cotidiano”, explica Dr Camilo.
Segundo a secretária da educação, Joane Vilela, os professores utilizarão a linguagem mais adequada a cada faixa etária para tratar do assunto em sala de aula.
Mais informações podem ser obtidas através dos telefones da secretaria da Juventude: 3521-1125; do Comad: 3521-1083; secretaria da Educação: 3521-1442 e ainda através do e-mail: comad.fi@fozdoiguacu.pr.gov.br.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Começa V Semana Municipal Sobre Drogas
Postado por Assessoria de Imprensa às 08:42
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário