quarta-feira, 7 de abril de 2010

V Semana Municipal Sobre Drogas capacitará professores e técnicos

Professores e técnicos municipais serão preparados para se tornarem multiplicadores do conhecimento ao combate às drogas no dia a dia

A Secretaria da Juventude, Trabalho e Antidrogas em parceria com o Conselho Municipal Sobre Drogas (Comad) promove nos dias 12,14 e 16 de abril a V Semana Municipal Sobre Drogas no centro de Convivência Escola Bairro Érico Veríssimo com o tema: “Viva Vida Sem Drogas”. A capacitação de professores das escolas municipais e técnicos da secretaria de Esportes e Lazer acontecerá das 8 às 12h e as inscrições devem ser confirmadas através dos telefones da secretaria da Juventude: 3521-1125; do Comad: 3521-1083; secretaria da Educação: 3521-1442 e ainda através do e-mail: comad.fi@fozdoiguacu.pr.gov.br.
O objetivo é conscientizar a comunidade sobre o problema da drogadição e principalmente apresentar a Rede de Tratamento de Saúde Mental aos diretores e supervisores das Escolas. O evento tem como meta através de uma parceria com as secretarias municipais da Educação e Esportes capacitar 150 supervisores e orientadores educacionais que atuam nessas duas áreas.
Temas
As palestras serão ministradas pelo presidente do Comad, o médico Camilo Antonio de Lima – que abordará “Doença e Adicção”, e pela professora Rosélia de Souza Quadros – que abordará “Espiritualidade e Drogadição”.
Durante a programação haverá debates e perguntas sobre: “A drogadição como doença crônica progressiva e fatal quando não há controle”; “A espiritualidade sendo uma parte do tratamento e um fator de prevenção” e “Conhecimento da Rede Municipal de Saúde Mental” e “Tratamento à Drogadição atuante em Foz do Iguaçu”.
O presidente do Comad explica que a idéia é tornar esses técnicos e professores multiplicadores do conteúdo recebido durante a capacitação no dia a dia na escola. “Eles irão receber uma fala técnica e irão repassar isso aos jovens durante o dia a dia como ferramenta de trabalho. Cidadania e prevenção devem ser debatidas diariamente e o desafio é desenvolver essa técnica na escola discutindo o tema no cotidiano”, explica Dr Camilo.
Prevenção e orientação
A prevenção e orientação sobre o consumo de drogas vêm sendo priorizados pela secretaria municipal da Juventude, atendo à orientação do prefeito Paulo Mac Donald Ghisi. Entre as ações realizadas pela Secretaria está o estímulo à capacitação profissional, conclusão dos ensinos médio e fundamental através de programas como o Projovem Urbano e Atitude. Colocação no mercado de trabalho para jovens devidamente preparados e capacitados. Além de diversas opções de atividade de lazer, como as oficinas de Artes e Música nos Núcleos do Programa Atitude em diversas regiões da cidade.

0 comentários: