Mais de cem crianças de 3 a 5 anos realizaram uma passeata ontem divulgando o projeto “Desarmamento Infantil, já!” com o apoio da Secretaria Municipal Antidrogas
Mais de cem crianças de 3 a 5 anos da creche Inácio de Menezes dos Santos, no Morumbi I foram às ruas ontem para divulgar o projeto “Desarmamento Infantil, já!”. Com apitos e faixas os pequenos diziam em coro: “Xô violência!”. As crianças estavam divulgando o projeto “Desarmamento Infantil, já!”. A Guarda Municipal acompanhou todo o trajeto garantindo a segurança das crianças e organizando o trânsito.
Mesmo bem pequenas, as crianças sabiam exatamente pelo que estavam pedindo. Gabrieli, de 5 anos, sabe porque as armas são prejudiciais. “Não pode brincar com arma de brinquedo e nem machucar os outros”, comentou. Maiara, de 4 aninhos, também já está bem consciente. “Com arma não pode brincar porque machuca os coleguinhas”, contou.
De autoria da professora Joslaine Quaquarini de Carvalho Zorzi, o projeto defende que os adultos que presenteiam seus filhos com armas de brinquedo proporcionam para a criança uma familiarização com o aspecto da arma, podendo assim cometer um engano muitas vezes fatal para ela e para a sociedade.
A professora buscou o apoio da prefeitura através da Secretaria Municipal da Juventude e Antidrogas e foi de pronto atendida para uma parceria que deve gerar excelentes resultados. A secretaria, através do Programa Atitude, vai proporcionar palestras para os pais orientando-os como educar seus filhos contra a violência.
Na última quarta-feira Joslaine se reuniu com os pais das crianças para agendar as palestras que serão ministradas pela Secretaria Antidrogas. “Serão bate-papos em que as mães serão orientadas e as que necessitarem poderão buscar ajuda também”, apontou Joslaine.
Dando seqüência ao projeto, será realizada uma gincana entre turmas de escolas municipais para a arrecadação dos brinquedos que em breve serão trocados. “As crianças vão entregar brinquedos violentos, como as armas de brinquedo, e receberão outro brinquedo mais saudável”, disse a autora do projeto. A turma que mais arrecadar brinquedos ganhará um passeio pelos principais pontos turísticos do município.
O projeto está aberto à parcerias de pessoas ou entidades interessadas em colaborar. “Pode ser qualquer brinde, até um boné, por exemplo, que possa ser repassado às crianças que entregarem uma arma de brinquedo”, comentou Joslaine. Além da secretaria da Juventude, o projeto já recebeu o apoio do Programa Atitude, da secretaria de Comunicação Social e da secretaria de Turismo. Mais informações podem ser obtidas com a própria autora do projeto através do telefone 9944-0394.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Crianças vão às ruas protestar em busca de paz
Postado por Assessoria de Imprensa às 12:47 0 comentários
Começa V Semana Municipal Sobre Drogas
Professores e técnicos municipais serão preparados para se tornarem multiplicadores do conhecimento ao combate às drogas no dia a dia de crianças e adolescentes
Começou segunda-feira (12) a V Semana Municipal Sobre Drogas. Promovida pela Secretaria da Juventude, Trabalho e Antidrogas em parceria com o Conselho Municipal Sobre Drogas (Comad), o evento segue nos dias 14 e 16 de abril no centro de Convivência Escola Bairro Érico Veríssimo. O tema deste ano é “Viva Vida Sem Drogas”. A capacitação de professores das escolas municipais e técnicos da secretaria de Esportes e Lazer esta acontecendo das 8 às 12h e tem o objetivo de conscientizar a comunidade, através das crianças e adolescentes, sobre o problema da drogadição. Além disso, o evento tem o intuito de apresentar a Rede de Tratamento de Saúde Mental aos diretores e supervisores das Escolas.
O evento está sendo realizado através de uma parceria com as secretarias municipais da Educação e Esportes e visa capacitar 150 supervisores e orientadores educacionais que atuam nessas duas áreas.
A secretaria municipal da Educação, Joane Vilela, explica que formar multiplicadores abrange um número maior de pessoas. “Os temas são técnicos e os professores traduzem para a linguagem apropriada para cada série”, apontou a secretária. Segundo Joane, o professor vivencia a realidade de cada aluno. “O aluno confia no professor, por isso é preciso ter ética e conhecimento do que fazer frente uma situação dessas. O sigilo é fundamental e se necessário eles acionam a equipe responsável por encaminhamentos necessários”, explicou a secretária.
A professora Iraci Graffunder confirma na prática a informação de Joane. “Trabalho com crianças bem pequenas que não têm maldade e contam tudo o que vivenciam dentro de casa”, relata Iraci, que atua com crianças do 1º e 2º ano do ensino fundamental.
A professora conta ainda como o professor influencia na vida dos alunos. “No ano passado trabalhei com meus alunos sobre uma alimentação saudável e conversava sobre o que podia ou não consumir e, claro, que o cigarro e o álcool não são permitidos e eles chegavam em casa e pegavam no pé dos pais. É um grão de areia no oceano, mas ajuda muito”, contou Iraci sobre seus alunos que têm entre 6 e 8 anos de idade.
Temas
As palestras estão sendo ministradas pelo presidente do Comad, o médico Camilo Antonio de Lima – que abordará “Doença e Adicção”, e pela professora Rosélia de Souza Quadros – que abordará “Espiritualidade e Drogadição”.
Durante a programação haverá debates e perguntas sobre: “A drogadição como doença crônica progressiva e fatal quando não há controle”; “A espiritualidade sendo uma parte do tratamento e um fator de prevenção” e “Conhecimento da Rede Municipal de Saúde Mental” e “Tratamento à Drogadição atuante em Foz do Iguaçu”.
O presidente do Comad explica que a idéia é tornar esses técnicos e professores multiplicadores do conteúdo recebido durante a capacitação no dia a dia na escola. “Eles irão receber uma fala técnica e irão repassar isso aos jovens durante o dia a dia como ferramenta de trabalho. Cidadania e prevenção devem ser debatidas diariamente e o desafio é desenvolver essa técnica na escola discutindo o tema no cotidiano”, explica Dr Camilo.
Segundo a secretária da educação, Joane Vilela, os professores utilizarão a linguagem mais adequada a cada faixa etária para tratar do assunto em sala de aula.
Mais informações podem ser obtidas através dos telefones da secretaria da Juventude: 3521-1125; do Comad: 3521-1083; secretaria da Educação: 3521-1442 e ainda através do e-mail: comad.fi@fozdoiguacu.pr.gov.br.
Postado por Assessoria de Imprensa às 08:42 0 comentários
quarta-feira, 7 de abril de 2010
V Semana Municipal Sobre Drogas capacitará professores e técnicos
Professores e técnicos municipais serão preparados para se tornarem multiplicadores do conhecimento ao combate às drogas no dia a dia
A Secretaria da Juventude, Trabalho e Antidrogas em parceria com o Conselho Municipal Sobre Drogas (Comad) promove nos dias 12,14 e 16 de abril a V Semana Municipal Sobre Drogas no centro de Convivência Escola Bairro Érico Veríssimo com o tema: “Viva Vida Sem Drogas”. A capacitação de professores das escolas municipais e técnicos da secretaria de Esportes e Lazer acontecerá das 8 às 12h e as inscrições devem ser confirmadas através dos telefones da secretaria da Juventude: 3521-1125; do Comad: 3521-1083; secretaria da Educação: 3521-1442 e ainda através do e-mail: comad.fi@fozdoiguacu.pr.gov.br.
O objetivo é conscientizar a comunidade sobre o problema da drogadição e principalmente apresentar a Rede de Tratamento de Saúde Mental aos diretores e supervisores das Escolas. O evento tem como meta através de uma parceria com as secretarias municipais da Educação e Esportes capacitar 150 supervisores e orientadores educacionais que atuam nessas duas áreas.
Temas
As palestras serão ministradas pelo presidente do Comad, o médico Camilo Antonio de Lima – que abordará “Doença e Adicção”, e pela professora Rosélia de Souza Quadros – que abordará “Espiritualidade e Drogadição”.
Durante a programação haverá debates e perguntas sobre: “A drogadição como doença crônica progressiva e fatal quando não há controle”; “A espiritualidade sendo uma parte do tratamento e um fator de prevenção” e “Conhecimento da Rede Municipal de Saúde Mental” e “Tratamento à Drogadição atuante em Foz do Iguaçu”.
O presidente do Comad explica que a idéia é tornar esses técnicos e professores multiplicadores do conteúdo recebido durante a capacitação no dia a dia na escola. “Eles irão receber uma fala técnica e irão repassar isso aos jovens durante o dia a dia como ferramenta de trabalho. Cidadania e prevenção devem ser debatidas diariamente e o desafio é desenvolver essa técnica na escola discutindo o tema no cotidiano”, explica Dr Camilo.
Prevenção e orientação
A prevenção e orientação sobre o consumo de drogas vêm sendo priorizados pela secretaria municipal da Juventude, atendo à orientação do prefeito Paulo Mac Donald Ghisi. Entre as ações realizadas pela Secretaria está o estímulo à capacitação profissional, conclusão dos ensinos médio e fundamental através de programas como o Projovem Urbano e Atitude. Colocação no mercado de trabalho para jovens devidamente preparados e capacitados. Além de diversas opções de atividade de lazer, como as oficinas de Artes e Música nos Núcleos do Programa Atitude em diversas regiões da cidade.
Postado por Assessoria de Imprensa às 11:07 0 comentários
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Sidnei Prestes Junior deixa Secretaria da Juventude
Por exigência da lei eleitoral, Prestes deixou o cargo para se colocar à disposição do PR como pré-candidato à deputado estadual
O secretário municipal de Juventude, Sidnei Prestes Júnior, solicitou seu desligamento do cargo na última quinta-feira (1º). A desincompatibilização é uma exigência da lei eleitoral, por isso Prestes deixou a função para se colocar à disposição do Partido da República (PR) como pré-candidato a deputado estadual, atendendo a um convite do deputado federal Fernando Giacobo.
De acordo com o secretário de Governo, Carlos Duso, ainda não está definido o nome do substituto de Prestes na Secretaria da Juventude.
Para Giacobo, esta é a hora de mudanças e renovações nos conceitos políticos do estado. "Precisamos dar sangue novo aos paranaenses, de novas ideias, novas caras e até mesmo novas atitudes. Assim vejo o jovem Sidnei Prestes Júnior, que no auge da sua recém-experiência política já coordena os trabalhos de uma política limpa e corajosa em Foz do Iguaçu", apontou o deputado federal, ressaltando o fato de Prestes estar há um ano e meio no comando da secretaria.
Mesmo assim, Prestes se mostra cauteloso e ressalta que está avaliando a possibilidade de sua candidatura. "A nossa postura na política nos ajudou a dar grandes passos em favor dos jovens. Sinto-me lisonjeado com o convite do deputado Fernando Giacobo e vamos avaliar. Se entendermos que nossa candidatura será benéfica para os jovens e para Foz, aceitaremos com prazer", afirmou Sidnei Prestes. O PR terá até o dia 30 de junho, data das convenções partidárias, para apresentar ou não o nome do ex-secretário como candidato.
Segundo Giacobo, o fortalecimento de bases políticas conta com a oxigenação de candidatos jovens dispostos a contribuir para mudanças positivas na política. "Estivemos ao longo do ano passado e do início deste fortalecendo as nossas bases políticas em diversas cidades do Oeste paranaense e saímos em busca do jovem por acreditar que o PR irá mudar o conceito político do nosso estado", salientou.
Ações
Ao receber o pedido de desligamento, o prefeito Paulo Mac Donald Ghisi ressaltou a superação de Prestes enquanto secretário da Juventude. "Quando assumiu ele demonstrou uma capacidade de ação que surpreendeu a todos nós. Trouxe para perto da sua secretaria programas como: Atitude, que hoje atende mais de 1.500 jovens nas periferias da cidade; Projovem Urbano, que ajuda jovens entre 18 e 29 anos a concluírem o Ensino Fundamental; e ainda se mostrou bastante competente nas questões de combate às drogas, fortalecendo as comunidades terapêuticas da cidade com psicólogos e assistentes sociais. Precisamos de sangue novo no cenário político paranaense, e o Sidnei Prestes Júnior está pronto para nos ajudar na Assembleia Legislativa", opinou Mac Donald.
Iguaçuense de 30 anos, que ingressou na vida pública como estagiário da Prefeitura de Foz, Prestes assume a partir desta segunda-feira como vice-presidente estadual do PR. (Com Assessoria)
Matéria veiculada no jornal A Gazeta do Iguaçu, edição 6523 de 05 de abril de 2010
Prestes Junior se filiou ao PR em setembro do ano passado
(Matéria: Samyra Nassar e Foto: Kiko Sierich)
Postado por Assessoria de Imprensa às 10:38 0 comentários
Centro da Juventude de Foz é licitado
Estimativa é de que as obras comecem dentro de até 30 dias; a proposta é oferecer aos jovens um local para a prática de esportes, atividades artísticas e culturais
Foi licitado na última semana o Centro da Juventude em Foz do Iguaçu. A obra, estimada em R$ 2,3 milhões, deve ficar pronta em 11 meses de acordo com estimativa do Paraná Cidade. A coordenadora do Programa Centro da Juventude da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude, Regina Bley, estima que cumprindo os próximos passos - assinatura da empresa vencedora, homologação do governador e cálculo exato da obra em cada município - as obras devem ser iniciadas dentro de 30 dias.
Os centros terão um bloco para atividades educativas, com laboratório, biblioteca, sala de informática, auditório, salas multiuso e um bloco para atividades esportivas, contando com praça, teatro de arena, pista de skate e ginásio poliesportivo. Toda a obra será financiada com recursos do Tesouro do Estado através do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). Os centros, espaços públicos, construídos pelo governo do Paraná e mantidos pelas prefeituras municipais, vão atender a adolescentes, principalmente na faixa de 14 a 18 anos, e serão uma alternativa de lazer e formação fora da escola.
O projeto é baseado em três pilares: cidadania, convivência e formação pessoal, profissional e política. Esses pilares são fundamentais para o processo de formação dos jovens para que eles se desenvolvam dentro desses critérios essenciais para a vida em comunidade.
A orientação do prefeito Paulo Mac Donald Ghisi é que os Centros da Juventude, que serão geridos pelo município após a construção, sejam administrados da mesma forma que os Centros de Convivência.
Postado por Assessoria de Imprensa às 10:16 0 comentários